Ações de marketing de baixo custo podem fazer toda a diferença nos resultados da sua empresa. Principalmente em tempos de pandemia.
A crise chegou e ainda não foi embora, aumentando o medo e dúvidas de vários empresários. O texto de hoje, contudo, são estratégias de marketing de baixo custo que podem fazer toda a diferença nas vendas do seu negócio.
Quer saber quais são? Continue a leitura.
O ano de 2021, contudo, foi difícil para muitos empresários, a pandemia, o isolamento social, retração da economia, instabilidades política e econômica pesaram nas contas. A retomada econômica ainda está desacelerada e sem previsões muito claras ou positivas para o futuro.
Segundo sondagem realizada pelo FGV Ibre, o principal problema da América Latina é a falta de confiança na política econômica. O Brasil, por sua vez, lidera a lista de país com maior variação do Indicador de Clima Econômico da América Latina.
Frente a este cenário, pouquíssimos empresários se sentem confiantes em assumir riscos e investir forte em marketing. Uma vez que os fatores externos se apresentam tão imprevisíveis.
O que não impede ninguém de aproveitar o fim do ano, que sempre acompanha um crescimento na intenção de vendas. Investir um pouco a mais em marketing para trazer resultados melhores para a sua empresa.
Vamos descobrir como fazer marketing de baixo custo neste final de ano?
A primeira dica é básica para todo negócio existente em tempos de isolamento social. As mídias sociais democratizaram e muito o acesso à publicidade. Elas se tornaram um espaço importante para toda empresa, desde o microempreendedor até as grandes multinacionais.
As mídias digitais são opções valiosas de marketing de baixo custo, que permite você aumentar o alcance da sua comunicação, mesmo com pouco investimento.
Se a sua empresa tiver um site ou e-commerce, o Google Ads é uma ferramenta poderosíssima. Agora, se seu negócio é físico e não tem um site próprio, o Facebook Ads tem opções excelentes.
Além desses dois grandes players do mundo digital, há infinitas outras possibilidades de criar publicidade digital. Mídias programáticas e aluguel de espaços publicitários em sites específicos são alternativas de ações de marketing de baixo custo pouco exploradas pelas empresas.
2. Programa de indicação é uma ação de marketing bem barata
O programa de indicação, ou friend sell, é um tipo de ação de marketing de baixo custo muito interessante. O friend sell nada mais é do que aquele empurrãozinho no cliente para ele indicar a sua empresa ou serviço a um amigo.
É muito comum você sair satisfeito após uma compra e comentar para um amigo, incentivá-lo a ir também, famoso marketing boca a boca. O friend sell busca justamente incentivar a indicação.
Mas, como fazer isso?
É bastante simples! Essa estratégia consiste em bonificar alguém pela indicação e/ou bonificar a pessoa indicada. Calma, vamos explicar melhor. Imagina o cenário:
Um cliente vai a uma loja e é informado sobre este Programa de Indicação. A atendente conta a ele que, se ele trouxer um amigo para a loja, ele ganha 10% de desconto na próxima compra e o amigo ganha 20% de desconto na primeira compra.
Desta forma, você dá um incentivo a mais da pessoa compartilhar sobre sua marca, indicar para os amigos e, consequentemente, trazer novos clientes.
A vantagem deste tipo de ação de marketing de baixo custo é que você só investe dinheiro, se houver a compra. Já que o investimento da empresa é tão somente o desconto oferecido.
A terceira opção de aumentar as vendas, sem precisar mexer muito no bolso é promover um free trial do seu produto. Essa estratégia de marketing é de baixíssimo custo e ajuda a quebrar a objeção do seu cliente.
Muitos clientes não realizam a compra por medo, insegurança ou puro desconhecimento; principalmente, se o produto é algo mais complexo ou de tecnologia mais avançada. Uma forma de quebrar essa objeção é permitir que o consumidor utilize o produto sem nenhum compromisso.
Sabemos que esta estratégia não é adaptável para todo tipo de negócio, mas empresas de software, roupas, sapatos, cosméticos costumam funcionar muito bem.
Existem várias formas de teste antes da compra. Uma loja de eletrônicos que disponibiliza um monitor de TV ligado permite que o consumidor veja a qualidade do produto, sem nem exigir o manuseio do mesmo.
Por exemplo, lojas de maquiagem buscam por atendentes que saibam de maquiagem, para que a vendedora possa maquiar a cliente com os produtos da loja. Isto, porque a compra de maquiagem não é algo simples.
A cor, textura e características da pele interferem no tipo de maquiagem que deve ser utilizada. Portanto, ter alguém experiente no assunto que aplique o melhor produto para sua pele e você veja na hora o resultado, faz toda a diferença.
Outro exemplo bastante comum de free trial é o uso de software, ferramentas digitais ou até mesmo games de forma gratuita por um curto período. Você pode experimentar o software para verificar se aquela solução te atende ou testar o jogo de forma gratuita e, depois do tempo, adquirir o produto.
Dar a possibilidade do cliente experimentar o seu produto é uma ação de marketing de baixo custo, bastante simples e que pode fazer muita diferença nas suas vendas.
Quem não gosta de um brinde, não é mesmo?
Pois bem, a estratégia de entregar um brinde após a compra é uma ação de marketing que ajuda na fidelização, e de baixíssimo custo. Portanto, os brindes podem ser diferenciais na percepção do seu cliente sobre a marca, principalmente, se você escolher um presente que seja a cara do seu cliente.
Existe um universo enorme de brindes para você escolher o que melhor vai agradar o seu cliente e o seu bolso. Conheça o nosso catálogo de brindes, clicando aqui. Além de ser um plus, um grand finale na experiência do cliente com a sua empresa, os brindes são excelentes oportunidades para você expor a sua marca, sem gastar muito.
Quanto a isso, as marcas já diversificaram muito a forma de mimar seus clientes. Várias empresas investem em entregar o mimo na casa do cliente, no dia do seu aniversário como estratégia de mala direta. Você pode replicar a ação em datas comemorativas.
E se você acha que os brindes não funcionam como presente aos consumidores, você está bastante enganado. Logo, você pode usar os brindes como mimos ou recebidos não apenas para clientes, como também para influenciadores digitais.
Conheça o universo de brindes da Fantastic Brindes, clicando aqui.
Ao enviar um recebido para um influenciador, que tal adicionar um brinde exclusivo, junto com uma carta individualizada, de forma que ele se sinta especial e compartilhe a sua marca e produtos com mais carinho, intensidade e conexão?
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