Marketing

5 tendências de marketing para 2021

2020 foi um ano diferente, marcado pela pandemia causada pela Covid-19. Enquanto algumas pessoas tiveram prejuízos nesse período, outras encontraram excelentes soluções para driblar a crise e manter o faturamento em dia. Obviamente, todo esse movimento fez com que várias tendências de marketing surgissem — e prometem se estender também ao longo de 2021. 

Inclusive, com tantas novas pequenas empresas presentes no mercado, ficar de olho nas novidades é um cuidado essencial para garantir resultados significativos daqui para frente. E então, o que você acha de conhecer quais são essas tendências e como elas podem influenciar o seu negócio pelos próximos meses?

Não sei muito sobre marketing, mas tenho certeza de que se sua estratégia estiver correta, seu negócio terá sucesso. Hoje em dia, os jogos de casino são muito populares, graças ao marketing. Só comecei a jogar quando comecei a ver anúncios diferentes. Eu gosto mais de caça-níqueis e agora jogo Fortune OX Touro com mais frequência porque é muito interessante e me diverte muito. Se alguém aqui gosta de jogos de azar, experimente esse jogo com certeza e você não ficará desapontado.

 

Neste post, falamos exatamente sobre isso. Continue acompanhando a leitura para descobrir métodos simples, eficientes e que vieram para ficar, incluindo também, a distribuição de brindes. Confira!

1. Vendas nas redes sociais lideram as tendências de marketing em 2021

As vendas on-line já eram uma realidade e agora, com o isolamento social, o cenário se intensificou. Se antes, ainda existiam empresas que não cogitavam vender seus produtos na web, hoje, elas precisaram rever suas estratégias para poderem manter seus negócios ativos. 

De acordo com uma pesquisa, realizada pela Ebit/Nielsen, o setor de e-commerce no Brasil cresceu 47% só no primeiro semestre do ano passado — registrando a maior alta em 20 anos. 

Como uma forma de acompanhar todo esse movimento, as redes sociais também sofreram algumas mudanças positivas. Hoje, apps como o Instagram, o Facebook e o Pinterest, já possuem recursos incríveis, como os catálogos de vendas, que ajudam os usuários a encontrarem os produtos desejados e terem uma melhor experiência de compra ao longo da navegação. 

Primeiramente, revise o seu público, melhore a comunicação visual e invista o dobro em logística para que os clientes tenham um contato positivo com a sua marca e voltem a fechar novos pedidos.

2. As lives permanecerão em alta

Inegavelmente, podemos afirmar que o avanço das lives foi um ponto marcante do universo on-line de 2020.

Assim que o isolamento social começou, rapidamente, diversas marcas e influenciadores apostaram nesse mecanismo para ganhar visibilidade na web. Assim, tal estratégia acabou se massificando no Brasil. 

Um ponto interessante é que as transmissões ao vivo não vêm sendo realizadas somente no Instagram, mas também, em outras plataformas, como o Twitter e o YouTube. 

Porém, a vantagem é que as lives não são realizadas apenas por quem deseja promover o entretenimento. Muito além disso, elas são excelentes alternativas para anunciar lançamentos de marcas, organizar um evento on-line e divulgar experiências que ajudam a aproximar o público de uma empresa. 

Assim sendo, não faltam gestores que estão aproveitando essa tecnologia para fazer uma transmissão completa. Do mesmo modo, algumas marcas estão utilizando drones e demais recursos inteligentes para atrair a atenção dos usuários e tornar essa opção extremamente promissora.

3. O micro influenciador marcará as tendências de marketing em 2021

Nos últimos anos, ouvimos incansavelmente falar do influenciador digital. Nova no mercado, a profissão cresceu significativamente e mostrou que há boas oportunidades para indivíduos que desejam se destacar em diferentes nichos — como no ramo fitness, de bem-estar, de comportamento, moda, decoração e por aí em diante. 

Porém, se antes as marcas imaginavam que o “segredo para o sucesso” era fechar parcerias com grandes nomes da web, também conhecidos como “macro influenciadores”, desta vez, a situação está mudando. 

Inicialmente, esse tipo de abordagem é muito cara, já que boa parte desses profissionais cobram valores exorbitantes para fazer publicidade.

Em paralelo, a estratégia também pode não ser muito eficiente assim, uma vez que algumas empresas vêm relatando não observar um grande retorno no investimento realizado. 

Ainda que os influenciadores famosos tenham milhões de seguidores, a verdade é que as suas taxas de engajamento deixam muito a desejar — ainda mais, quando comparadas com os índices dos micro influencers. 

Quem são eles? Pessoas com até 100 mil seguidores e que possuem um enorme poder de influência na decisão de compra de sua rede. Normalmente, quanto menor o influenciador, maior o seu Retorno sobre o Investimento (ROI) e mais fiel o seu público.

4. Conteúdos de usuários cada vez mais populares

Se você nunca ouviu falar no Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC), é o momento de se atualizar. Basicamente, estamos falando de todo e qualquer material criado por usuários e clientes — e não pelas próprias marcas.

São vídeos, publicações, avaliações, imagens e outros formatos capazes de promover o bom e velho “marketing boca a boca”, só que no meio digital. 

Com o UGC, as marcas conseguem se tornar mais famosas, acessíveis e próximas de seus públicos. Desse modo, não deixe de incluir essa estratégia em seu planejamento para 2021. 

Como isso pode ser feito? Simples: em vez de apenas desejar atrair consumidores, invista em negociações que gerem conteúdos passíveis de serem comercializados. 

O lado bom de seguir esse caminho é que você terá em mãos um conteúdo com grande valor, extrema autenticidade e pronto para promover um amplo relacionamento nas mídias sociais. Pense nisso!

5. O uso de brindes diferenciados não pode ser ignorado

Há anos, as marcas utilizam brindes promocionais como um dos principais esforços para promover uma comunicação eficiente e positiva.

Aqui, não mencionamos meras “lembrancinhas“, mas de ferramentas próprias para valorizar, encantar e fidelizar o consumidor. Elas também envolvem branding e outras estratégias que são essenciais para as empresas que lutam por um bom posicionamento. 

Desse modo, ao investir nos brindes você conseguirá fortalecer a sua imagem, transmitir uma impressão positiva, melhorar o relacionamento com seus colaboradores e muito mais. 

E, quando falamos em tendências de marketing para 2021, também é interessante ressaltar que existem novidades. Não basta somente distribuir brindes aleatórios aos seus clientes.

Se você deseja ter um bom retorno com essa ação, é preciso investir em itens que estejam em alta e, de quebra, consigam conversar bem com o perfil de seu público-alvo. 

Para os próximos meses, já podemos contar com algumas fortes tendências. Entre elas, está o uso dos brindes tecnológicos e que visam melhorar o dia a dia do indivíduo, como os fones de ouvido sem fio, os pen drives personalizados e os power banks.

Mas não é só isso. Posteriormente, também existem os “brindes verdes” ou “ecológicos”, que consistem em produtos desenvolvidos a partir de matérias-primas sustentáveis e impactam menos o meio ambiente. 

A variedade é grande, basta escolher a opção que melhor conversa com os seus consumidores: canudos inox, copos reutilizáveis, eco bags, escova de dente feita em bambu, etc. 

Como vimos, existem muitas tendências de marketing para os próximos meses. Aproveite o começo do ano para abraçar algumas e manter o seu negócio à frente da concorrência. Você não vai se arrepender! 

Por fim, caso você ainda tenha dúvidas, ou conheça outra novidade que está se destacando, aproveite para comentar no post e compartilhar a sua opinião com a gente. Até mais!

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