Você deseja que os seus clientes permaneçam mais tempo com a sua empresa? Quer conquistar a confiança deles para vender novos produtos e aumentar o seu ticket médio? E fortalecer a imagem e a lembrança da sua marca? Se a resposta for sim, os brindes corporativos devem fazer parte da sua estratégia de marketing.
Em empresas B2B, o marketing de relacionamento é uma das prioridades. Geralmente, os valores transacionados e a complexidade das vendas são maiores que no mercado B2C, o que exige que as empresas nutram uma relação próxima com os clientes para ganhar a sua confiança. Como o número de contas atendidas costuma ser reduzido, é possível conhecer a fundo cada uma delas e se aproximar por meio de diferentes ações.
E uma dessas ações é a distribuição de brindes corporativos, que devem ser usados estrategicamente para conquistar cada cliente. Quer saber, então, como utilizá-los na sua estratégia de marketing? Veja agora algumas dicas importantes:
Já que a carteira de clientes de uma empresa B2B costuma ser enxuta, vale a pena se aprofundar em cada conta para conhecê-la bem. Entenda o perfil do negócio e dos clientes que ele atende, investigue sobre os seus principais desafios e saiba como se comunicar com os interlocutores e decisores da empresa.
Assim, em vez de produzir o mesmo brinde para todos, você pode pensar em algo que se alinhe perfeitamente a cada perfil. Um Kit Vinho personalizado, por exemplo, pode ser bastante valorizado por um cliente sofisticado, mas uma mochilas personalizadas pode ser mais atrativa se a pessoa faz muitas viagens ou gosta de praticidade.
Uma questão importante para analisar é a importância de cada cliente para a sua empresa. Se você tem uma conta que representa uma grande fatia do seu faturamento, vale a pena investir em brindes corporativos mais valiosos ou em uma ação criativa para presenteá-lo.
Mostre que você valoriza esse cliente, que se importa com a sua satisfação. Assim, você faz um agrado que aumenta a confiança dele no seu negócio.
Para escolher os brindes que você vai produzir, pense no que eles representam para cada cliente. Procure escolher produtos que ofereçam utilidade para a pessoa ― mas se lembre de que o que é útil para um pode não ser para outro.
Quando você oferece brindes corporativos que têm valor para o cliente no seu dia a dia ou em alguma ocasião especial, ele utiliza o presente mais vezes. E, cada vez que usa, ele se lembra da sua marca e estreita a relação.
Personalizar os brindes corporativos com a sua marca é importante para fortalecer a sua imagem. Cada vez que a pessoa usar o seu presente, a marca estará lá para ativar a lembrança.
Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar no tamanho ou no destaque da personalização. Especialmente em brindes corporativos mais sofisticados, o ideal é que a marca fique mais discreta. Afinal, você também não quer que o cliente deixe o seu brinde na gaveta por ter vergonha de usá-lo, não é?
O marketing de relacionamento e a distribuição de brindes corporativos não são ações de vendas. Não espere que o cliente receba o seu presente e já esteja disposto a adquirir novos produtos. Então, também não fique insistindo em abordagens de vendas logo depois de oferecer o brinde, pois isso pode ter um efeito contrário e fazer o cliente se afastar.
Em vez disso, encare os brindes corporativos como uma das ferramentas da sua estratégia para estreitar o relacionamento. Ela depende de outras ações que vão, aos poucos, nutrir o relacionamento, fortalecer os laços e despertar a confiança.
Então, os resultados em vendas e faturamento não são imediatos. Mas a construção de um relacionamento de confiança, que inclui a distribuição de brindes corporativos, cria laços fortes e emocionais com os clientes, que vão muito além de uma relação meramente comercial.
Agora, se você quer integrar os brindes corporativos às suas estratégias de marketing, conheça os produtos da Fantastic Brindes. Temos diversas opções de brindes de fabricação própria ou importados, que cabem em qualquer orçamento. Entre em contato agora para entendermos o que você precisa!
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