A psicologia das cores é a área que estuda a influência das cores nas emoções e sentidos dos seres humanos. Cores distintas podem provocar emoções, sentimentos e desejos distintos. Utilizar a psicologia das cores em seus brindes pode ser um grande diferencial.
Por isso, esta área é bastante explorada dentro do marketing e da comunicação. O objetivo é escolher as cores que despertem as reações específicas em consumidores. Esta análise é complementada com a Teoria das Cores, que busca compreender a harmonia entre as cores.
Um exemplo famoso de psicologia das cores é o McDonald’s que usava e abusava da combinação do vermelho com amarelo. Essas cores são conhecidas por aumentar a sensação de fome.
Mas, para falar sobre psicologia das cores em seus brindes, precisamos primeiramente entender um pouco mais sobre as cores. Vamos lá?
Por isso, o círculo cromático é a base da Teoria das Cores. A harmonia das cores é um ramo que analisa a adequação, atratividade nas combinação entre cores e tons.
Frente a isso, a monocromia conta com um contraste muito fraco, já que a diferença se dá apenas na saturação da cor.
A harmonia entre tons da mesma cor pode ser uma excelente forma de reforçar a cor da sua marca.
Esta combinação confere mais contraste que a anterior, mas de forma bastante leve.
O contraste integral confere um altíssimo grau de informação, que pode ser bastante interessante, quando bem aplicado.
As combinações triádicas já conferem mais dinamismo às peças, uma vez que o contraste entre as cores se acentua.
Essas são as principais combinações harmônicas de cores, mas existem diversas outras.
A psicologia lista oito emoções primárias em nós humanos: alegria, curiosidade, aceitação, surpresa, nojo, tristeza, medo e raiva. Lembra dos personagens do filme Divertidamente? Tem tudo a ver com isso aqui.
Portanto, as cores podem influenciar em nossas sensações, incentivando ou inibindo algumas dessas emoções. Influência essa que pode interferir até em nossos comportamentos.
Entender então quais cores despertam quais emoções pode ser uma ferramenta incrível na hora de montar o seu brinde. Vamos descobrir como utilizar a psicologia das cores em brindes?
O significado é um conceito bastante complexo da semântica, que pode ser alterado de acordo com a vivência, conhecimento, cultura dentre tantos outros. Por isso, iremos nos focar nos mais conhecidos dentro da nossa cultura.
Agora que você já sabe as principais emoções provocadas pelas cores mais comuns, você pode começar a pensar a cor do seu brinde de acordo com a emoção, significado que você deseja transmitir.
Não há cor certa ou cor melhor. Tudo vai depender do seu objetivo e da sua estratégia. Um brinde para a diretoria, board ou clientes mais premium talvez o preto pode ser perfeito, por remeter ao luxo.
Agora, se o brinde é para os clientes no Dia dos Namorados, indicamos o rosa ou vermelho. Isso, pois essas cores remetem à sensualidade, amor, intimidade, etc.
Lembrando que a a sensação será facilmente associada à sua marca. Uma vez que todos os brindes da Fantastic Brindes são feitos de forma personalizada, a ligação entre o sentimento do momento à marca é direto.
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