Que tal aumentar significativamente os seus resultados com o marketing de ativação de marca? Quem trabalha com produtos e serviços sabe que é preciso investir em novidades para atrair cada vez mais a atenção do público.
Com um mercado tão competitivo, mais do que nunca é necessário inovar, principalmente quando o assunto é visibilidade. O marketing de ativação de marca é um recurso muito importante e que pode atuar diretamente no aumento da exposição do seu nome empresarial.
Ficou interessado em conhecer mais sobre a técnica e a melhor maneira de usá-la? Acompanhe o artigo e confira alguns exemplos que você e sua equipe podem colocar o quanto antes em prática.
Basicamente a ativação de marca é uma das estratégias mais importantes do marketing. Ela é utilizada quando uma empresa quer associar a sua imagem a um certo estilo de vida ou vincular a sua presença a uma experiência marcante.
O principal objetivo da ativação de marca é incentivar os consumidores a agir por meio de vivências que resultem em conexões emocionais. Criando momentos únicos e inesquecíveis, as ativações de marca, portanto, são interações, experiências ou eventos que facilitam uma conexão entre uma marca e o público-alvo.
Muitas vezes ela é confundida com outras estratégias de marketing, pois compartilha o propósito comum de construir reconhecimento da empresa e a aproximação com seus consumidores. No entanto, é importante reiterar que a ativação da marca se refere a participação de eventos ou campanhas presenciais projetadas para elevar a marca entre os clientes.
Empresas como a Red Bull, por exemplo, trabalham diretamente com a ativação voltada para o público jovem. Ela sempre está presente em campeonatos dos mais variados esportes radicais, além de festas. Assim, ela se posiciona perante ao consumidor como uma marca cheia de personalidade, postura descolada e muita energia.
Para entender melhor como ela funciona na prática, é relevante saber que ela pode ser aplicada. Confira abaixo algumas maneiras de fazer uso da técnica de ativação de marca:
É a maneira mais popular de ativação de marca. A abordagem é usada para permitir que os consumidores experimentem e mergulhem na marca por meio de alguma vivência. Pode ser um jogo, uma sala temática ou uma experiência sensorial, não importa. O que é relevante para a ativação é a conexão estabelecida com a empresa.
Os momentos de ativação de marca também podem ocorrer em lojas e, como resultado, tendem a ser ótimas para o B2C, ou seja, nos negócios diretamente com o consumidor. Para isso também é importante ter funcionários bem treinados, que tenham o estilo da empresa.
As participações em eventos e feiras de negócios tendem a ser uma perfeita oportunidade para ativação de marca, já que as pessoas estão mais abertas para conhecerem novos produtos e viverem novas experiências. Aposte em experiências interativas.
Uma outra maneira dos consumidores vivenciarem a marca é a distribuição de amostras em sacolas personalizadas e testes gratuitos. Para maximizar a eficácia, essa ativação de marca deve ser associada a um evento.
Ela deve ser realizada de tal forma que o consumidor não tenha uma experiência desagradável ou desconfortável. Afinal, não há nada pior do que um representante tentando forçar a apresentação de um produto, depois que o consumidor já demonstrou desinteresse.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria global Bain & Company, os consumidores brasileiros estão mais propensos a frequentar lugares agora que a pandemia está controlada.
Após um longo período de isolamento, o efeito pós-pandemia transformou a forma como a maioria das pessoas vivem. Com a chegada da vacinação no país e a flexibilização da volta do presencial, o simples hábito de fazer uma compra pela internet já começa a ser repensado, abrindo espaço também para a oportunidade do contato físico e visual com o produto.
O desejo das pessoas em viverem novas experiências não diminui, ao contrário. Principalmente no que diz respeito a eventos ao ar livre, onde as pessoas se sentem ainda mais seguras.
Seguindo na mesma linha, outro estudo, desta vez promovido pelo MKT House Lab aponta que os consumidores brasileiros, das mais diferentes idades, se interessam e se sentem motivados a participarem de ações promocionais.
Por isso, a experiência presencial mais do que nunca é uma ótima oportunidade para apresentar sua marca e fazer conexões emocionais com futuros compradores. O marketing de ativação de marca permite que você crie algo interessante e relacionado à sua empresa que despertará interesse mesmo entre aqueles que ainda não o conhecem.
Nada melhor que basear suas ações dentro da ativação de marca seguindo alguns dos mais influentes casos de sucesso. Quando falamos sobre marcas que associam sua imagem a um determinado estilo de vida, estamos citando grandes empresas e eventos que transformaram a maneira de fazer negócios.
Festivais de música espalhados pelo mundo são ótimos exemplos. Focados no público jovem e antenado, eles têm se baseado nas experiências e no engajamento de conteúdo. Saber trabalhar com a junção entre o presencial e o virtual, é um dos maiores diferenciais de qualquer estratégia. Assim, você atinge pessoas que estão ou não participando do evento.
Nos festivais de música nacionais é muito comum que empresas populares façam ativações de suas marcas focando principalmente na afetividade. A ideia é buscar o que, no jargão do marketing, chamamos de “share of mind“, que nada mais é do que trabalhar com a memória e a lembrança dos consumidores perante a marca.
Quem faz isso? Podemos citar algumas empresas importantes, como a PepsiCo, Ford, Sadia, Samsung, Vivo ou mesmo a Adidas. Marcas grandes e com renome que sabem que, estar presente dentro de um festival de música, é essencial para que sejam vistas como descoladas e com uma identidade própria.
O Lollapalooza como marca, investiu na divulgação de um dos maiores símbolos do festival, a roda gigante. Uma experiência totalmente imersiva foi criada, para que os visitantes pudessem tirar fotos do alto, com celulares disponibilizados. Interagindo de forma direta com quem está no evento e indireta, com quem está em casa, eles conseguiram divulgar o evento.
Outros festivais como o Rock in Rio, Xxxperience Festival, Planeta Atlântida, Tomorrowland, Universo Paralello, João Rock, Coala Festival, Villa Mix Festival e até a Virada Cultural, trabalham da mesma maneira. Eles focam na sua própria ativação de marca, ao mesmo tempo em que abrem as portas para os parceiros do evento também ativarem a sua identidade.
Juntos, eles criam uma forte e marcante experiência na trajetória de cada participante. O resultado disso é a aproximação afetuosa do consumidor com a marca, que pela psicologia do consumo, é capaz de proporcionar momentos de bem-estar.
Seja no Glastonbury Festival, Montreux Jazz Festival, Coachella Fest, Summerfest ou no Donauinselfest. Não importa! Todos eles contam já com uma hierarquia de patrocinadores, apoiadores e parceiros.
Por exemplo, no Coachella, um dos principais festivais de música no mundo, que acontece no deserto da Califórnia, nos Estados Unidos, o que chamou a atenção na edição de 2022 foi a estratégia de uma das empresas participantes. A Hugo Boss, marca mundialmente conhecida, tem intensificado o seu marketing para atingir os consumidores mais jovens.
A solução encontrada, foi a realização de uma série de eventos com a cara da marca. Além de criar um espaço criativo para influentes e outro para festas, eles transformaram um hotel butique da região. Durante os três dias de evento, eles hospedaram grandes nomes, promoveram workshops e ofereceram happy hours à beira da piscina. Tudo compartilhado nas redes sociais com a hashtag #HugoYourWay.
Com a finalidade de despertar a atenção dos seus consumidores, uma ótima proposta é oferecer uma experiência sensorial com um brinde ou mesmo um prêmio. Preparamos para você uma lista com alguns dos mais interessantes produtos personalizáveis. Confira as nossas sugestões:
Copo In Mold Label
Já as taças de gin trazem luxo e glamour para qualquer evento de grande porte. Um dos modelos mais procurados na Fantastic Brindes é a bicolor. Ela é exclusiva no mercado e foi desenvolvida e patenteada pela nossa fábrica. Produzida em ps cristal, um material muito similar ao acrílico, ela é totalmente instagramável, possibilitando a divulgação da sua marca além do festival.
Ideal para agradar o público jovem e descolado, o Save Band é um cordão para celular personalizado. Ele funciona como uma fita anti-queda, que garante a segurança necessária para o aparelho durante ambientes aglomerados, como festivais. Além de ser um brinde com baixo valor, ele é durável, muito útil e promove uma grande publicidade por ser instalado em um local estratégico.
Pequeno, barato e muito eficaz. O pin é o tipo de brinde que é de fácil logística e distribuição. O interessante neste caso é ser criativo e criar algo além da marca. A ideia é fazer algo surpreendente, para que o consumidor possa utilizá-lo no dia a dia, relembrando momentos incríveis que viveu durante o festival.
Existem brindes que são muito úteis para eventos ao ar livre. Óculos de sol é um deles. O importante é que, além dele ser totalmente personalizável com a cor e o logotipo da marca, ele tenha também uma proteção nas lentes, com UV400, por exemplo.
Dentro da categoria de brindes úteis para eventos abertos, o boné figura entre os primeiros. Além disso, ele é perfeito para divulgar por completo a sua arte ou logotipo, pois possui uma área mais extensa para a aplicação, na frente e nas laterais. Opte por modelos mais jovens, como o modelo ciclista ou o americano.
Paixão nacional. Todo mundo quer ir a um evento e levar para casa pelo menos um chaveirinho. Eternize momentos entre a sua marca e o público, investindo em brindes que possam ser baratos e ao mesmo tempo relevantes. Os chaveiros no modelo flutuante podem ser fabricados nos mais diferentes formatos e cores, ideal para as marcas que querem inovar, sem fugir de um presente clássico.
Outro brinde instagramável que atrai o público jovem e antenado às novidades são as tatuagens temporárias personalizadas. É possível estampar logotipos, personagens, frases. Ou seja, use e abuse da criatividade!
Antes de fazer a aplicação da técnica de ativação de marca, preparamos alguns pontos importantes que devem ser trabalhados dentro da sua empresa. Confira quais são os principais:
Organizar um evento ou campanha de ativação da marca pode ajudá-lo a aumentar o reconhecimento da marca, as impressões do público geral e, finalmente, atrair novos clientes. Com táticas de marketing, campanhas digitais, influencers em eventos presenciais ou virtuais, você pode se envolver e interagir com seu consumidor de maneira bem próxima.
Para ter sucesso com a ativação da marca, é importante se concentrar no seu consumidor. Compartilhe suas experiências e, acima de tudo, seja criativo. A melhor maneira de criar um forte reconhecimento de marca é fazer algo que ninguém espera.
Uma das chaves para o sucesso do seu evento é torná-lo interativo. Faça com que os clientes interajam com sua marca. Não se esqueça de promover seu evento nas mídias sociais para atrair o maior número possível de visitantes.
Se você tem um produto novo ou antigo, mas com novos recursos, vá em frente e mostre-o, destacando os benefícios que ele pode trazer para o seu público.
Uma campanha bem-sucedida ajudará a fortalecer os valores da sua marca e converter seus clientes recorrentes em fãs da sua empresa. Considere mostrar seus valores em imagens atraentes para alcançar mais pessoas e criar um forte impacto.
Quer fazer a ativação de marca da sua empresa? Conte com a Fantastic Brindes! Nós trabalhamos com projetos exclusivos e especiais. Se você teve alguma ideia e está procurando quem possa executá-la, entre em contato. Vamos fazer algo juntos?
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