Vivemos em um momento de constante mudança. O mundo como o conhecemos hoje, nos exigiu uma adaptação capaz de suprir as necessidades no compartilhamento de ideias claras e objetivas. Com isso, a comunicação nas organizações e os seus métodos, também tiveram que se reinventar.
Por consequência, surgiram novas estratégias e grandes mudanças nas ferramentas disponíveis para essa interação. Empresas, clientes, funcionários, colaboradores, todos sentiram a necessidade de estarem conectados. No entanto, nem todos estão na mesma sintonia quando o assunto é comunicação nas organizações.
Em um mercado cada vez mais rápido, imprevisível e mutável, se faz necessário pensar maneiras de fortalecer a comunicação nas organizações. Quer saber como? Neste artigo, apresentamos as melhores formas de definir uma comunicação eficaz e também mensurar o impacto dela dentro do seu negócio. Boa leitura!
A comunicação pode ser definida como o conjunto de atividades que visam consolidar a imagem positiva de uma empresa.E o ato de comunicar, nada mais é do que partilhar conteúdos de valor simples, claros e imediatos no momento certo e por meio dos canais adequados.
Hoje em dia, a comunicação nas organizações é o principal elemento para difundir o valor de uma marca. Não apenas para gerar um impacto perante os clientes, mas também para reforçar como a empresa é vista pelos próprios funcionários.
Seja para expressar as competências empresariais desenvolvidas, contribuir para o crescimento do negócio ou mesmo melhorar a marca. A comunicação nas organizações envolve todos os departamentos e não apenas o marketing. Recursos humanos, atendimento ao cliente, vendas e até os departamentos técnicos e operacionais devem seguir o mesmo contexto.
Isso se dá, não apenas para envolver o público-alvo, cada vez mais exigente e preparado. Mas também, para oferecer aos seus colaboradores um ambiente mais positivo e acolhedor. É nítido em uma empresa de sucesso que a comunicação é realizada de maneira fluida e sem ruídos.
A comunicação nas organizações é um recurso que deve ser usado em todos os tipos de empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte. Com a comunicação ajustada, é mais fácil garantir o bom desempenho da gestão. Pois, caso contrário, a negligência de focar no compartilhamento das ideias pode gerar confusão e problema organizacional.
Uma equipe bem alinhada, que compreende de maneira explícita o seu papel dentro da organização, consegue oferecer o melhor dela. Isso reflete nos resultados, principalmente financeiros. Quando os colaboradores fazem parte de um elo comunicacional, ele é capaz de:
Sem falar na importância de atrair e reter talentos, que ajuda a facilitar os processos internos. A consciência da marca e o diálogo constante com cada um dos funcionários dentro da organização, pode sim ter um impacto direto no crescimento financeiro de uma empresa.
Visibilidade e reputação são dois conceitos que devem andar lado a lado dentro da comunicação nas organizações. Porém, muitos empresários negligenciam estes fatores, acreditando que sejam supérfluos. Ledo engano!
Fazer com que uma marca seja reconhecível e memorável para os consumidores é essencial, especialmente para as empresas que operam em nichos tão competitivos. Construir a sua própria identidade é tão importante quanto manter a imagem positiva do seu negócio.
A comunicação empresarial pode ser dividida de diversas formas, de acordo com o seu tipo de empreendimento. Normalmente ela contempla a:
Comunicação interna: é a base de todo o processo de comunicação. A maneira como você dialoga com a equipe é fundamental. Para isso, ferramentas devem ser utilizadas no espírito de construir uma identidade corporativa. Somente assim, poderá ser criada uma cultura consciente dentro da empresa.
Comunicação externa: é a comunicação que moldará a sua imagem perante clientes, parceiros e, porque não, imprensa. Uma boa estratégia de comunicação nas organizações antigas, cada um deles de maneira envolvente, transformando a relação e estreitando laços.
Segundo dados da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o cenário de investimento na comunicação interna com uma liderança mais engajada é positivo. A tendência de valorização desta área é de 88%. Dos entrevistados da pesquisa, 39% dos EOS aumentaram o investimento em treinamentos de comunicação.
A criação de um plano que possa abranger a comunicação interna e externa é essencial em qualquer negócio. Em ambos os casos, é preciso criar estratégias sólidas para que a comunicação seja eficaz.
Na era onde tudo é compartilhado, ter um funcionário que esteja feliz em sua posição e publique isso nas redes sociais, tem o mesmo peso que qualquer outra propaganda. Pessoas se conectam com pessoas e, atitudes assim, passam muita credibilidade à empresa.
Brindes personalizados são ótimos instrumentos para se fazer presente de maneira positiva, gerar vínculos e cativar parcerias. Confira abaixo algumas sugestões:
O primeiro dia de trabalho é sempre um momento marcante. Ser surpreendido com um kit integração demonstra uma atenção especial da empresa com o novo colaborador, fortalecendo a mensagem de boas-vindas.
O kit pode contar uma caneca de cerâmica com o nome personalizado, caderneta, caneta e chaveiro. O carregador, mousepad e o porta cartão dão um charme a mais ao presente.
Cada vez mais as empresas têm adotado novas formas de colaboração. O trabalho híbrido, onde o funcionário alterna dias em casa e dias no escritório, já é uma nova realidade. Estar antenado a essas necessidades faz toda a diferença. Um kit com itens de escritório que possam criar um bom ambiente remoto e que tenha uma mochila para os momentos presenciais, é uma ótima pedida.
Recepcionar seus parceiros com um kit reunião é a certeza de bons negócios. Com ele, a sua empresa passa uma imagem forte, de seriedade e conexão.
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