Agora, que existem mais de 1.500 cervejarias artesanais diferentes no Brasil, talvez não seja surpreendente que os representantes do mercado da cerveja estejam achando mais difícil do que nunca fazer seus números de vendas a cada trimestre. Não apenas há concorrência direta local, mas também concorrência de marcas de cerveja que buscam expandir regional e nacionalmente.
O setor de bebidas gera milhões de empregos e arrecada mais de R$ 21 bilhões em impostos, e a retomada do mercado apresentou uma alta de 5% no setor de bebidas em 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Então, quais são algumas das etapas que a marca pode tomar para expandir as vendas em um mercado cada vez mais competitivo?
Quem tem sua marca constituída ou está pensando em abrir uma cervejaria, conhecem e estão há tempos na estrada: estudando fórmulas, tendências do consumidor, cobrindo todo o território geográfico enquanto interagem com redes sociais, mercado e indústria.
Uma maneira de acompanhar as demandas do mercado cervejeiro é contar histórias sobre sua marca de cerveja – como ela começou, por que começou e por qual motivo essa cerveja é melhor que qualquer outra no mercado. Histórias são o que ressoam nas pessoas e têm um poder de convencimento incrível.
Na rua, a cerveja deve transmitir os valores da marca, seja em um festival de música ou em um evento gastronômico do setor. Com o tempo, a rotina diária de reconhecimento e vendas pode alcançar o patamar desejado.
Esse é um conselho sábio para o marketing de cerveja que deseja concentrar na experiência do setor, incorporando a cultura real adequada à empresa em primeiro lugar.
Embora as histórias sejam importantes, elas também precisam ser apoiadas por números e dados.
Por exemplo, alguns diretores comerciais usam dados para analisar tendências, como os hábitos de consumo de cerveja dos jovens millenials, por exemplo. Esses dados fazem parte dos argumentos de vendas tanto para varejistas, restaurantes quanto para bares.
Uma coisa que é certa: especialmente valorizada no mercado, números provam o que realmente valerá a pena, e você terá uma clientela para toda a vida.
Se você estiver disposto a compartilhar alguns desses dados com clientes em potencial, poderá obter uma vantagem sobre a concorrência.
No final das contas, esses clientes fidelizados querem poder acreditar em sua marca e é por isso que os dados e as informações se tornam tão importantes – eles fornecem uma estrutura quantitativa para tudo o que você está dizendo a um cliente em potencial.
Em mercados de cerveja artesanal realmente competitivos, como o Sudeste e o Sul, pode ser inestimável buscar certificações oficiais ou outras qualificações para aumentar seu conhecimento do mercado.
Um fato importante sobre o mercado de cerveja artesanal hoje em dia é que está ficando cada vez mais abrangente. As pequenas marcas estão circulando com maior frequência no mercado local. Afinal, parte do apelo das cervejas artesanais é sua sensação local e comunitária.
E hoje, muitos restaurantes e bares oferecem cervejas artesanais locais como forma de apoiar a comunidade “artesanal” local, e também porque é isso que os clientes querem.
Então, o que você faz se for uma marca tentando entrar em um mercado totalmente novo?
Uma resposta é abraçar eventos como festivais gastronômicos e musicais e, em seguida, aplicar seu próprio giro geográfico exclusivo no evento.
Você pode fazer parceria com fornecedores de alimentos ou marcas de estilo de vida para trazer “um pouco do local” para a comunidade. Melhor ainda, você pode fazer uma parceria com a secretaria de turismo para lançar o evento como uma introdução.
No final das contas, simplesmente ter uma cerveja saborosa e de alta qualidade é condição necessária – mas não suficiente – para o sucesso no mercado de cervejas artesanais. Mas se você pode combinar um ótimo produto com paixão, histórias de marca, dados e educação de mercado, então essa pode ser uma combinação imbatível.
Se você já tem em mente onde quer mirar mais alto para começar seu planejamento estratégico de marketing, aqui estão algumas ideias de brindes para os verdadeiros apreciadores.
Aproveitamos nosso banco de recursos para encontrar as melhores ideias, divertidas e funcionais para os amantes de cerveja em seu negócio.
Confira!
Os refrigeradores são amados por praticamente qualquer pessoa que os usa por sua indestrutibilidade e pelo fato de manterem alimentos e bebidas (e gelo!) frios por horas. Isso é ótimo para o geek viajante da cerveja
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