Desde 2020, o mundo vem sendo afetado pela pandemia da Covid-19. E, assim como vários setores, o mercado de eventos passou por diversas mudanças. Diante da necessidade de praticar o isolamento social e evitar as aglomerações, as empresas que atuam nesse nicho precisaram sair em busca de soluções que continuassem rendendo bons lucros.
O segredo é ter paciência e, especialmente, colocar a criatividade para trabalhar. Ao retomar às atividades, os profissionais da área também se depararam com novos desafios que precisam ser vencidos dia após dia. Entre eles, está a necessidade de seguir à risca os protocolos de segurança e entender as melhores maneiras de prestar cada serviço com eficiência.
Se identificou? Então, não se preocupe. Ao longo dessa jornada, uma das recomendações é se atualizar e absorver o máximo de informações para a sua vida profissional. Por isso, viemos até aqui para abordar todos os detalhes a respeito do tema e te guiar no decorrer dessa nova trajetória. Confira!
Um panorama sobre o mercado de eventos em 2021
Sem dúvida, o setor de eventos é um dos mais promissores do mercado. Antes da chegada da Covid-19, por exemplo, esse nicho era o responsável por movimentar mais de R$200 bilhões por ano.
Hoje, e de acordo com a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), apenas 8% das empresas que atuavam no ramo estão operando; enquanto 32% adaptaram o seu negócio e o restante está completamente parado.
Certamente, essa situação é um tanto desmotivadora — seja você um empresário, cerimonialista ou qualquer outro profissional dessa categoria. Mas, nada de abaixar a cabeça. Gradativamente, as atividades do segmento estão retomando ao modelo antigo.
A primeira boa notícia veio em maio de 2021, quando o Governo Federal sancionou o Projeto de Lei 5.638/2020, que oferece auxílios para as organizações que operam na área de eventos e turismo.
Popularmente conhecida como Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), a iniciativa permitirá o desconto e a renegociação de dívidas tributárias, além da ampliação de crédito.
Ou seja, aos poucos novas medidas estão sendo implementadas para garantir segurança, tranquilidade e maior comodidade aos empreendedores que desejam manter as suas atividades ativas, mesmo em tempos pandêmicos.
Dicas para evitar as perdas no mercado de eventos
Seja como for, e enquanto o cenário não retorna ao que era antes, é interessante que os empreendedores e gestores de eventos sigam algumas boas práticas para se manterem em evidência no segmento.
Além disso, essas pequenas ações são ótimas para fazer com que os clientes continuem notando os seus serviços, aumentando a sua visibilidade e reconhecimento. A seguir, contamos quais são esses passos e como praticá-los. Anote!
Abrace o digital
Uma das principais recomendações para quem deseja continuar operando no mercado de eventos é investir sem medo no universo online. Isso mesmo!
Ainda que algumas empresas estejam, aos poucos, retomando às suas atividades, é interessante contar com o mundo digital para aperfeiçoar os seus serviços e oferecer experiências incríveis para quem ainda segue em isolamento social.
Como isso pode ser feito? Simples: organizando eventos que acontecem 100% remotamente. Isso vale para todos os portes de cerimônias — como palestras empresariais, casamentos, festas de aniversário, batizados, cursos, workshops, entre outros.
Para tanto, é preciso contar com uma plataforma de transmissão capaz de comportar bem o número de participantes e promover uma exibição de qualidade. As mais utilizadas para essa finalidade são:
Já se houver a necessidade, e dependendo do porte e objetivo do evento, há a possibilidade de ter ao lado outros serviços interessantes. Esse é o caso das filmagens, das fotografias e da ampla divulgação nas redes sociais.
Invista nos brindes personalizados
Não é porque as pessoas estão fisicamente longe que a sua empresa também deve se manter distante. Pelo contrário: mesmo durante o isolamento social, é possível praticar ações que aproximem uma marca de seu público.
Primeiramente, indicamos o uso dos tradicionais brindes personalizados. Acessíveis e versáteis, esses produtos podem ser enviados diretamente para a empresa ou residência do cliente. Assim, será possível reforçar a sua empresa e fazê-la estar sempre por perto do usuário.
No entanto, não deixe de analisar o perfil do seu consumidor antes de tomar qualquer decisão. Se você deseja garantir uma ação certeira, é interessante considerar:
- a faixa etária do público;
- o seu gênero;
- status social;
- profissão;
- hobbies, entre outros.
O melhor? Atualmente, existem inúmeros fornecedores que podem te ajudar a criar brindes que são “a cara” do seu negócio.
A variedade de opções é vasta. É possível encontrar desde acessórios simples, como os pendrives ou itens de papelaria; até versões elaboradas e ideais para um público seleto. Acessórios gourmets, kits para vinho e aparelhos tecnológicos estão nessa lista.
Teste os eventos híbridos
No início da pandemia, não tinha jeito: os eventos online vieram com tudo para substituir os modelos offline. No entanto, e com o avanço da vacinação em território nacional, você pode experimentar outras modalidades.
Uma delas é a dos eventos híbridos. Tendência desde a temporada pré-coronavírus, a opção é realizada com recursos tecnológicos de ponta.
Por exemplo: imagine que uma empresa pretende organizar uma conferência. Nesse sentido, o primeiro passo é reduzir o número de participantes presenciais de acordo com os protocolos de saúde.
Em paralelo, para garantir que outros usuários possam acompanhar o evento, os organizadores podem apostar em chatbots, streaming, gamificação e outras soluções virtuais.
Com elas, os convidados de outras localizações conseguirão conferir todos os detalhes do acontecimento, sem a necessidade de se deslocar e se arriscar. Bem interessante!
E aí, após esse post completo você conseguiu ter mais ideias a respeito da retomada do mercado de eventos em tempos de pandemia? Esperamos que sim!
Se gostou dessas dicas exclusivas, aproveite para compartilhá-las com os seus amigos de profissão. Temos certeza de que será um sucesso!
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