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O live marketing é um termo relativamente novo no mercado, mas que em poucos anos já rendeu cases importantes. Essa forma de divulgar produtos e marcas tem muito a proporcionar às empresas que a fazem. Mais ainda, ela tem potencial para criar experiências únicas para o seu cliente.

Descubra agora o que é o live marketing e aprenda, com dicas e cases de sucesso, a usufruir dessa estratégia matadora.

O que é live marketing?

Live marketing é o nome dado a uma série de ações promocionais que criam uma experiência física entre cliente e marca. Como o próprio nome já diz, o inglês live representa a interação “ao vivo” que o consumidor tem com uma marca.

As ações de live marketing são representadas por ativações que acontecem pessoalmente, prontas para estabelecer um vínculo memorável cara a cara com o cliente. Portanto, o que essa modalidade de marketing promocional oferece é uma interação ao vivo, através de comunicação pensada para proporcionar uma experiência que chame a atenção e estimule a interação com o consumidor.

Ações para inspirar: cases de live marketing

Uma característica importante das ações de live marketing é que elas são marcantes. É justamente devido a esse fator que o marketing promocional funciona. Ao criar um contato diferente com o consumidor, a ação garante que a marca vai ficar na cabeça do público.

Para exemplificar o poder das estratégias do marketing promocional ao vivo, nada melhor do que conhecer ações que já deram certo.

Um case que já se tornou um verdadeiro clássico do live marketing é o dos mamíferos da Parmalat. Em 1996, a empresa de laticínios atingiu o sucesso máximo com sua promoção que distribuía animais de pelúcia para clientes que os colecionavam avidamente. O resultado? Mais de 15 milhões de pelúcias com a marca estampada circularam pelo país na segunda metade dos anos 90.

Até hoje a marca é facilmente associada a ação, com direito a repaginação da campanha em 2017 para trazer para a era digital a campanha e reconquistar os mais nostálgicos.

Outro bom case de live marketing foi o realizado pela operadora de TV a cabo Sky. Partindo do conhecimento de que 1 em 4 crianças brasileiras pode sofrer de problemas oftalmológicos e não saber disso, a Sky realizou mutirões em escolas públicas para testar a capacidade visual de alunos. O foco da ação era possibilitar que as crianças tivessem a chance de descobrir o mundo em HD, conforme a empresa de televisão vende. O processo completo da ação pode ser conferido aqui.

Dicas essenciais para um bom live marketing

Resgatando o conceito do live marketing, é importante reforçar a importância de criar uma conexão marcante com o consumidor. Além disso, é claro, a marca precisa ser facilmente transmitida e fixada na mente do público, a fim de obter resultados reais também nas vendas, muito além do reconhecimento.

Antes de mais nada, portanto, é preciso conhecer o comportamento do seu consumidor. Onde o seu cliente está? Qual seria o lugar ideal para encontrá-lo e que tipo de abordagem é a correta para falar e criar uma conexão com esse público?

live marketing

Também é essencial entender os canais e ferramentas que devem ser utilizados na sua ação. O consumidor está cada vez mais digital e online o tempo todo, então como aplicar isso no live marketing? A solução pode ser integrar ações de marketing digital às estratégias no ponto de venda.

Toda empresa pode se beneficiar da criação de uma presença forte online. No live marketing, esse reconhecimento prévio pode facilitar a aproximação na hora de ficar frente à frente com o cliente. Unir o digital e o offline também proporciona uma experiência mais completa. E é sempre bom lembrar que o marketing cada vez mais caminha para convergir canais e ferramentas.

Outra dica importante é estampar sua marca nos produtos certos. Se quer fazer um marketing promocional de qualidade, invista em entregar para o cliente a melhor lembrança da sua empresa. Marketing promocional por brindes pode ser a melhor ideia para fixar na mente do consumidor o que você está oferecendo a ele. Afinal, quem não gosta de ganhar presentes?

Para entender o que uma marca pode fazer para conquistar a atenção do consumidor de forma realmente memorável, conheça melhor a Fantastic Brindes. Com mais de 10 anos no mercado, a Fantastic ajuda empresas de todos os portes e segmentos a se tornarem mais relevantes, marcantes e queridas pelo seu público-alvo.

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