Brindes personalizados podem ser a peça que faltava para sua estratégia de marketing dar certo. Após definir o brinde certo, é possível chamar atenção do seu público-alvo, fortalecer a imagem da sua marca e, claro, vender mais.
A importância do brinde promocional para as estratégias de marketing é tamanha que já rendeu até um artigo aqui no blog. Agora, vamos dar um passo adiante. Continue lendo para aprender a definir o melhor brinde para suas campanhas e conquistar de vez o seu consumidor!
Definir o brinde ideal para o seu negócio: um passo a passo
Primeiro passo: alinhar os objetivos
Qual é o resultado ideal para sua campanha promocional? Você está tentando aumentar o reconhecimento da marca ou atrair pessoas interessadas em um novo negócio? Procurando adquirir alguns clientes dentro de um prazo específico?
Seus objetivos vão determinar quanto dinheiro e esforço você dedica ao projeto. Projetar itens promocionais personalizados é uma maneira inteligente de segmentar um nicho de mercado quando você tem produtos de alta qualidade ou um público altamente refinado. Esse é o primeiro passo para definir o brinde da sua campanha.
Segundo passo: aprenda tudo sobre seu público
Quanto mais você entende sobre seus clientes, mais fácil é impressioná-lo e criar uma conexão que mantém sua empresa na mente dele. Fatores como idade, sexo, ocupação e todas as suas preferências e hábitos desempenham um papel importante na maneira como os clientes veem o valor dos produtos promocionais.
Pense no tipo de pessoa que você está segmentando e nos estilos de vida que ela leva. Você está vendendo para consumidores ou empresas? Homens ou mulheres? Adultos, jovens ou idosos? Pais ou donos de animais? Como cerca de atletas? Profissionais de negócios? Outras empresas?
Tudo que você souber sobre o público das ações de marketing promocional acaba influenciando e ajudando a definir o brinde de forma correta.
Terceiro passo: definir o orçamento da ação promocional
Agora vamos a um ponto delicado enquanto pensamos em definir o brinde ideal: o orçamento destinado à ação.
O orçamento deve estar bem alinhado, antes de mais nada, com seus objetivos de marketing. Ações mais ambiciosas e com metas agressivas podem exigir mais investimento, enquanto aquelas em maior escala podem determinar gastos mais baixos por brinde.
Uma boa dica para a definição do tipo de brinde é escolher pelo ticket médio da venda dos seus produtos. O gestor de marketing pode definir um percentual do valor da compra para definir o valor a ser investido no brinde.
Para explicar melhor essa ideia, um exemplo seria fixar em 2% o valor máximo gasto com ações promocionais. Assim, em uma compra que seu produto gera R$ 200,00 teria como definição R$ 2,00 para ser investido em um brinde. Essa é uma ótima opção para equilibrar os gastos com a ação promocional em função do dinheiro que entra no caixa.
Quarto passo: escolher o brinde certo para o seu marketing
A parte final do passo a passo é definir exatamente como presentear o seu público-alvo.
Existem disponíveis uma infinidade de brindes personalizados e várias formas de gravar a sua marca em um presente do tipo. Agora, então, analise tudo que foi definido nos pontos anteriores para fazer a escolha certa.
O essencial é escolher um brinde dentro do orçamento, mas sem esquecer do gosto e das necessidades do consumidor.
Um impasse que deve ser analisado com cuidado é a velha linha entre quantidade e qualidade. O gestor deve tomar a decisão pensando com cuidado se precisa de um brinde com alto volume ou alto valor agregado. Na realidade, podemos dizer que dificilmente existe a junção desses dos pontos.
Campanhas com alto volume de brindes normalmente são voltadas voltado para ações promocionais no varejo, com distribuição em massa e menos personalizada. Já os presentes de alto valor agregado, que podem sair mais caros, vão para distribuição dirigida, focada em clientes importantes e com ticket médio elevado.
Nesse momento, não existe uma receita de bolo para decidir de uma vez por todas o brinde certo. Por isso, vale sempre voltar nos itens anteriores do passo a passo para buscar o equilíbrio entre os critérios apresentados em cada um.
Agora você já aprendeu o passo a passo para definir o brinde ideal para o seu negócio, sabe o que falta? Escolher materiais de qualidade e colocar a ação em prática!
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