Nos últimos anos, o interesse em se tornar dono do próprio negócio tem aumentado constantemente, e muitos estão se perguntando como começar uma empresa do zero. No entanto, este é um processo longe de ser simples. Quem adentrar esse universo, deve saber que será preciso lidar com muitos processos burocráticos.
São etapas importantes que devem ser seguidas com afinco, orientadas por análises e estudos que possam sustentar uma estratégia. Para garantir que o seu negócio seja bem-sucedido e que gere lucros, é preciso determinar a proposta única de valor que sua empresa oferecerá.
Se você é um aspirante a empresário e quer abrir o seu próprio negócio? Então está no lugar certo! Neste artigo, vamos apresentar as melhores dicas de como começar uma empresa do zero. Vamos lá!
12 dicas importantes para começar uma empresa do zero
Decidir criar uma nova empresa é uma ótima ideia de negócio, mas é preciso ter consciência. Há muitos aspectos a serem considerados e várias etapas que devem ser seguidas para garantir o sucesso da sua empreitada. Confira abaixo algumas dicas:
1 – Identifique uma ideia de negócio viável e com potencial de mercado
O primeiro conselho a qualquer pessoa que pretende começar uma empresa do zero é pensar em uma ideia de negócio e validá-la. Questione se a proposta é realmente interessante. Além disso, analise o potencial de mercado. Será que as pessoas estarão dispostas a pagar pelo produto? Os esforços poderiam realmente gerar receitas suficientes para cobrir as despesas e gerar o tão esperado lucro?
2 – Realize uma pesquisa de mercado para entender a demanda pelo produto ou serviço oferecido
Sua ideia é única ou existem outros concorrentes no mercado que distribuem o mesmo bem ou serviço? Se for algo que já existe, faça uma pesquisa de mercado para identificar os aspectos que possam diferenciar você dos outros. É fundamental analisar a concorrência, o mercado e a estratégia para chegar ao cliente. Talvez você possa oferecer serviços adicionais ou inovar algumas características já existentes.
3 – Desenvolva um plano de negócios para orientar as estratégias da empresa
Uma das ferramentas fundamentais que o futuro empresário que quer começar uma empresa do zero não pode esquecer é o plano de negócios. Ele consiste na elaboração de um plano detalhado contendo todas as informações primárias da empresa. A criação correta dele, estabelece as bases para a abertura de um negócio sólido, definindo todas as etapas necessárias para atingir os objetivos. Se você não for um especialista no assunto, a recomendação é que você confie essa fase nas mãos de um profissional da área.
4 – Defina o modelo de negócio, a estrutura da empresa e a missão, visão e valores
A definição do modelo de negócio e a escolha do nome são passos fundamentais. A partir deles é que podemos refletir sobre a identidade de marca. No entanto, é também importante pensar na missão, visão e valores da empresa. Construa respostas claras e diretas, que ilustre o propósito e a motivação para a qual a empresa existe.
Missão
- Qual é o propósito central da nossa empresa?
- Qual é a contribuição única que oferecemos ao mercado?
- Como podemos impactar positivamente a vida das pessoas por meio do nosso negócio?
Visão
- Onde gostaríamos de ver nossa empresa no futuro?
- Quais são nossas aspirações e objetivos de longo prazo?
- Como queremos ser reconhecidos no mercado?
Valores
- Quais princípios e ética devem nortear todas as nossas ações?
- Quais são os pilares fundamentais que sustentam nossas decisões e relacionamentos?
- Quais são os valores que definem nossa identidade como empresa?
5 – Estabeleça a identidade visual da empresa, incluindo o logo e as cores da marca
Invista em uma equipe que possa criar e cuidar de toda a parte relacionada a comunicação da sua empresa. Afinal, é o trabalho de identidade visual que irá transmitir a forma como você deseja que a sua marca seja percebida. Contrate um designer gráfico profissional para criar um logotipo que seja único e impactante.
Permita que ela crie o conceito e o simbolismo da imagem, utilizando as paletas certas de acordo com a psicologia das cores. Tipografia e slogan também são muito importantes. Muita gente não sabe, mas a coerência da identidade de uma empresa passa por técnicas que ajudam a atrair o seu público-alvo.
6 – Registre a empresa e obtenha as licenças necessárias para operar
Não fuja de problemas futuros. Ao abrir uma empresa do zero, verifique junto às autoridades quais são as licenças necessárias para a atividade do seu negócio. Dependendo do ramo de atividade, podem ser necessárias licenças específicas, como alvarás sanitários, autorizações ambientais, licenças de funcionamento para estabelecimentos alimentícios, entre outros.
7 – Alinhe expectativa com os sócios e parceiros para começar uma empresa do zero
Estabeleça uma base sólida e garanta uma colaboração eficaz desde o início, criando um ambiente de confiança, respeito e colaboração. A comunicação clara entre vocês deve sempre prevalecer, principalmente após as definições dos papéis e responsabilidades de cada um dentro da empresa.
Procure compartilhar os objetivos e metas, mantendo todas as informações, contratos e acordos por escrito. Outro fator importante que deve ser sempre pauta é a transparência financeira. Evite transtornos e tente se manter flexível diante da adaptação de começar uma empresa com outra pessoa.
8 – Escolha a localização e monte um espaço adequado para a operação
Pense estrategicamente no local em que você irá começar o seu novo negócio. Será em uma região que precisa de fácil acesso às grandes rodovias? O cliente vai até você de carro e precisa de estacionamento? Ou a equipe precisa de um espaço amplo?
Não se esqueça também de verificar com a prefeitura local os requisitos para obtenção do alvará de funcionamento. Essa licença geralmente envolve questões relacionadas a questões sanitárias, de segurança e uso do espaço.
9 – Estabeleça uma estratégia de marketing para promover a empresa e seus produtos/serviços
Você irá precisar de um plano de comunicação e marketing. Isso mesmo! Com ele, você poderá desenhar minuciosamente o seu branding e as ações de marketing que serão aplicadas para o crescimento da visibilidade da sua empresa. Além de analisar a segmentação, o posicionamento e os concorrentes na mídia, ele também serve para definir quais são os meios de divulgação mais interessantes para você e para o seu público.
Postagens em redes sociais, elaboração de um website, interação com influencers, ativação em congressos ou distribuição de brindes personalizados nas compras. Tudo isso pode ser elaborado estrategicamente.
10 – Invista em brindes personalizados que aumentem a visibilidade do seu negócio
Quando falamos de branding, estamos pensando na gestão das estratégias de como a sua marca será posicionada no mercado. Ou seja, para que ela seja lembrada ela precisa primeiro ser vista. Ainda mais se tratando de um novo negócio, criado a partir do zero.
Para abrir espaço de relacionamento entre clientes, parceiros e colaboradores, nada melhor do que brindes personalizados. Itens que tenham relevância e utilidade, e que possam ser alinhados com a sua identidade visual, com certeza trarão benefícios positivos.
Pense em uma distribuição estratégica e que esteja integrada com as ações do plano de marketing. Campanhas promocionais, sorteios, programas de fidelidade: tudo vale a pena para deixar a sua marca mais atrativa.
11 – Contrate os primeiros funcionários e desenvolva uma cultura organizacional forte
Este é um dos aspectos que as pessoas costumam dar pouca importância na hora de abrir um novo negócio. É preciso ter um cuidado extra na contratar funcionários para a sua empresa. Muitas vezes, ele será responsável pelo primeiro contato do cliente com a sua marca.
Colaboradores que tenham a mesma ideia de negócio que você e que partilhem plenamente a missão e visão da empresa, faz total diferença. Por isso, certifique-se de que os funcionários estão atuando dentro dos valores da empresa. Dedique o tempo que for necessário para fazer a melhor escolha. Afinal, isso também é um respeito com o próprio trabalhador.
12 – Monitore o desempenho do negócio
Faça um acompanhamento regular dos resultados obtidos. Avalie o aumento de reconhecimento da marca, tendo também como base a geração de leads e o aumento de vendas. Isso permitirá que você faça ajustes conforme necessário para garantir o sucesso a longo prazo. O retorno do investimento e a eficácia da empresa depende de planejamento, constância e muito trabalho!
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