Agora, que existem mais de 1.500 cervejarias artesanais diferentes no Brasil, talvez não seja surpreendente que os representantes do mercado da cerveja estejam achando mais difícil do que nunca fazer seus números de vendas a cada trimestre. Não apenas há concorrência direta local, mas também concorrência de marcas de cerveja que buscam expandir regional e nacionalmente.
O setor de bebidas gera milhões de empregos e arrecada mais de R$ 21 bilhões em impostos, e a retomada do mercado apresentou uma alta de 5% no setor de bebidas em 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Então, quais são algumas das etapas que a marca pode tomar para expandir as vendas em um mercado cada vez mais competitivo?
Seja apaixonado pela sua marca e conte histórias
Quem tem sua marca constituída ou está pensando em abrir uma cervejaria, conhecem e estão há tempos na estrada: estudando fórmulas, tendências do consumidor, cobrindo todo o território geográfico enquanto interagem com redes sociais, mercado e indústria.
Uma maneira de acompanhar as demandas do mercado cervejeiro é contar histórias sobre sua marca de cerveja – como ela começou, por que começou e por qual motivo essa cerveja é melhor que qualquer outra no mercado. Histórias são o que ressoam nas pessoas e têm um poder de convencimento incrível.
Na rua, a cerveja deve transmitir os valores da marca, seja em um festival de música ou em um evento gastronômico do setor. Com o tempo, a rotina diária de reconhecimento e vendas pode alcançar o patamar desejado.
Esse é um conselho sábio para o marketing de cerveja que deseja concentrar na experiência do setor, incorporando a cultura real adequada à empresa em primeiro lugar.
Siga os números do mercado da cerveja
Embora as histórias sejam importantes, elas também precisam ser apoiadas por números e dados.
Por exemplo, alguns diretores comerciais usam dados para analisar tendências, como os hábitos de consumo de cerveja dos jovens millenials, por exemplo. Esses dados fazem parte dos argumentos de vendas tanto para varejistas, restaurantes quanto para bares.
Uma coisa que é certa: especialmente valorizada no mercado, números provam o que realmente valerá a pena, e você terá uma clientela para toda a vida.
Se você estiver disposto a compartilhar alguns desses dados com clientes em potencial, poderá obter uma vantagem sobre a concorrência.
No final das contas, esses clientes fidelizados querem poder acreditar em sua marca e é por isso que os dados e as informações se tornam tão importantes – eles fornecem uma estrutura quantitativa para tudo o que você está dizendo a um cliente em potencial.
Eduque-se sobre o mercado da cerveja
Em mercados de cerveja artesanal realmente competitivos, como o Sudeste e o Sul, pode ser inestimável buscar certificações oficiais ou outras qualificações para aumentar seu conhecimento do mercado.
Use eventos locais para aumentar seu alcance geográfico
Um fato importante sobre o mercado de cerveja artesanal hoje em dia é que está ficando cada vez mais abrangente. As pequenas marcas estão circulando com maior frequência no mercado local. Afinal, parte do apelo das cervejas artesanais é sua sensação local e comunitária.
E hoje, muitos restaurantes e bares oferecem cervejas artesanais locais como forma de apoiar a comunidade “artesanal” local, e também porque é isso que os clientes querem.
Então, o que você faz se for uma marca tentando entrar em um mercado totalmente novo?
Uma resposta é abraçar eventos como festivais gastronômicos e musicais e, em seguida, aplicar seu próprio giro geográfico exclusivo no evento.
Você pode fazer parceria com fornecedores de alimentos ou marcas de estilo de vida para trazer “um pouco do local” para a comunidade. Melhor ainda, você pode fazer uma parceria com a secretaria de turismo para lançar o evento como uma introdução.
No final das contas, simplesmente ter uma cerveja saborosa e de alta qualidade é condição necessária – mas não suficiente – para o sucesso no mercado de cervejas artesanais. Mas se você pode combinar um ótimo produto com paixão, histórias de marca, dados e educação de mercado, então essa pode ser uma combinação imbatível.
Dica de brindes para o mercado da cerveja
Se você já tem em mente onde quer mirar mais alto para começar seu planejamento estratégico de marketing, aqui estão algumas ideias de brindes para os verdadeiros apreciadores.
Aproveitamos nosso banco de recursos para encontrar as melhores ideias, divertidas e funcionais para os amantes de cerveja em seu negócio.
Confira!
Bolsas Térmicas Personalizadas
Os refrigeradores são amados por praticamente qualquer pessoa que os usa por sua indestrutibilidade e pelo fato de manterem alimentos e bebidas (e gelo!) frios por horas. Isso é ótimo para o geek viajante da cerveja
Melhor assinatura de cerveja: clube da cerveja artesanal
Quer uma ideia? Essa é fácil: basta inscrevê-los para uma assinatura de cerveja artesanal. O Beer Club é uma ideia que apresenta um kit de cervejas a cada mês, garantindo que eles sempre tenham uma nova microcervejaria em casa em grande estilo para se empolgar.
In Mold Label Personalizadão
Os copos inmold label são sempre uma ótima opção! Sua personalização em cromia traz mais beleza e identidade para o seu produto.
Os produtos da Fantastic Brindes em In Mold Label são lindos e bem acabados permitindo que o cliente consiga colocar a quantidade de cores e detalhes que assim desejar.
Lançamento Copo Para Cerveja Personalizado
O tradicional modelo de copo de cerveja Pint, americano de 575 ml, resistente e amado por todos os amantes da brejinha, permite a personalização do produto.
Feito de material Poliestireno pode ser serigrafado ou com transfer. Vem em diversas cores, ideal para qualquer marca ou ocasião.
Esse copo personalizado no formato mais famoso do Brasil é o brinde personalizado que com a sua logomarca aplicada, vai ser um sucesso!
Kit Personalizado
Já pensou num kit para petiscos, com queijo e cerveja? Ele conta com tábua para petiscos, frios em metal, dois copos para cerveja em vidro. Estão perfeitamente acomodados em uma caixa para presentear.
Cooler Personalizado
Um cooler ideal para 30 latas de capacidade de 21 litros. Todo em polipropileno com parede dupla. Pode ser personalizado com adesivo de impressão (cromia) de alta resolução.
É um cooler personalizado que deixa a sua marca em evidência pela grande área de personalização e agradará todos os que verem nos eventos e festas.
Caneca Com Cordão Personalizada
Sabe aquela caneca de chopp com cordão personalizada? Nunca vai perder a sua caneca! Capacidade para 450 ml, mais um cordão com argola personalizado e sem limite de cores.
Produto utilizado com frequência em festas, eventos, shows, carnaval, festas de fim de ano e campanhas promocionais.
Balde de Gelo Personalizado
Já vai se preparando para as festas de final de ano presenteando com o que deixamos por último: aquele belo balde personalizado de cerveja, com capacidade para quase 5 litros.
A sua opção perfeita de personalização para ser usado em festas, bares, restaurantes e claro, baladas.
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