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A psicologia das cores é a área que estuda a influência das cores nas emoções e sentidos dos seres humanos. Cores distintas podem provocar emoções, sentimentos e desejos distintos. Utilizar a psicologia das cores em seus brindes pode ser um grande diferencial. 

Por isso, esta área é bastante explorada dentro do marketing e da comunicação. O objetivo é escolher as cores que despertem as reações específicas em consumidores. Esta análise é complementada com a Teoria das Cores, que busca compreender a harmonia entre as cores.

Um exemplo famoso de psicologia das cores é o McDonald’s que usava e abusava da combinação do vermelho com amarelo. Essas cores são conhecidas por aumentar a sensação de fome.

Mas, para falar sobre psicologia das cores em seus brindes, precisamos primeiramente entender um pouco mais sobre as cores. Vamos lá?

O círculo cromático

Pink Floyd - Time - YouTubeVocê provavelmente já viu esta capa de CD do Pink Floyd, não é mesmo? A imagem do prisma fracionando o freixo de luz nas cores do arco-íris é, na verdade, um experimento físico realizado por Newton.

Círculo Cromático e Brindes | Como Usar a Psicologia das Cores em BrindesA partir dele, concluiu-se que a luz branca é constituída pela união das sete cores do arco-íris. Com base das observações deste experimento, foi desenvolvido o círculo cromático

Por isso, o círculo cromático é a base da Teoria das Cores. A harmonia das cores é um ramo que analisa a adequação, atratividade nas combinação entre cores e tons.

Combinações monocromáticas

Combinação Monocromática de coresAo contrário do que muitos pensam,  a combinação pode ser de uma única cor, variando apenas a tonalidade da matiz.

Frente a isso, a monocromia conta com um contraste muito fraco, já que a diferença se dá apenas na saturação da cor.

A harmonia entre tons da mesma cor pode ser uma excelente forma de reforçar a cor da sua marca.

Combinações análogas

Combinação Análoga de coresCores análogas são cores que se encontram lado a lado no círculo cromático. Um exemplo é o verde e amarelo, presentes na nossa bandeira nacional. 

Esta combinação confere mais contraste que a anterior, mas de forma bastante leve.

Combinações complementares

Combinação Complementar de coresComo o próprio nome diz, são cores que se complementam, isto é, são opostas. A harmonia entre elas se estabelece pelo extremo contraste. O ditado popular “os opostos se atraem” pode ser facilmente compreensível aqui.

O contraste integral confere um altíssimo grau de informação, que pode ser bastante interessante, quando bem aplicado.

Combinações triádicas

Combinação Triádica de coresA harmonia triádica é a combinação entre três cores equidistantes do círculo cromático, de forma a desenhar um triângulo na parte interior.

As combinações triádicas já conferem mais dinamismo às peças, uma vez que o contraste entre as cores se acentua.

Essas são as principais combinações harmônicas de cores, mas existem diversas outras.

Mas, e a Psicologia das Cores?

A psicologia lista oito emoções primárias em nós humanos: alegria, curiosidade, aceitação, surpresa, nojo, tristeza, medo e raiva. Lembra dos personagens do filme Divertidamente? Tem tudo a ver com isso aqui.

Portanto, as cores podem influenciar em nossas sensações, incentivando ou inibindo algumas dessas emoções. Influência essa que pode interferir até em nossos comportamentos.

Entender então quais cores despertam quais emoções pode ser uma ferramenta incrível na hora de montar o seu brinde. Vamos descobrir como utilizar a psicologia das cores em brindes?

Significado de cada cor

O significado é um conceito bastante complexo da semântica, que pode ser alterado de acordo com a vivência, conhecimento, cultura dentre tantos outros. Por isso, iremos nos focar nos mais conhecidos dentro da nossa cultura.

significado da psicologia das cores

Agora que você já sabe as principais emoções provocadas pelas cores mais comuns, você pode começar a pensar a cor do seu brinde de acordo com a emoção, significado que você deseja transmitir.

Qual a melhor cor para o meu brinde?

Não há cor certa ou cor melhor. Tudo vai depender do seu objetivo e da sua estratégia. Um brinde para a diretoria, board ou clientes mais premium talvez o preto pode ser perfeito, por remeter ao luxo.

Agora, se o brinde é para os clientes no Dia dos Namorados, indicamos o rosa ou vermelho. Isso, pois essas cores remetem à sensualidade, amor, intimidade, etc.

Lembrando que a a sensação será facilmente associada à sua marca. Uma vez que todos os brindes da Fantastic Brindes são feitos de forma personalizada, a ligação entre o sentimento do momento à marca é direto.

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