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Quem não deseja alcançar crescer com seu negócio? Pequenos empresários, gestores e, até mesmo, quem acabou de chegar ao mercado possuem esse desejo. Porém, para que isso seja possível, é preciso considerar uma série de questões importantes e que fazem parte da estratégia de uma empresa — o ciclo de vendas é uma delas. 

Ao investir nesse conceito, será possível manter o seu fluxo de vendas eficiente e saudável. Além disso, os profissionais terão informações suficientes para conhecer o seu público e encontrar as melhores soluções para sair na frente.

Inclusive, é sobre esse assunto que falamos neste post. Se você é novo nesse universo e está em busca de alternativas para lucrar mais, acompanhe a leitura e descubra como o ciclo de vendas poderá te ajudar daqui para frente. 

O ciclo de vendas de A a Z

Apesar do ciclo de vendas ser extremamente importante para o sucesso de uma empresa, é comum encontrar pessoas que não sabem como ele funciona.

O termo diz respeito a um “período” necessário para que haja o fechamento de uma negociação — seja a venda de um produto ou a contratação de um serviço. 

Ou seja, esse tempo engloba desde a captura do cliente, até a finalização da compra. Normalmente, a duração do ciclo de vendas pode depender do tipo de mercadoria que é vendida, assim como, do sucesso da estratégia utilizada ao longo da jornada. 

Nesse sentido, vale lembrar que esse conceito é formado por diferentes etapas — cada uma delas, responsável por representar os estágios de informação do lead. Logo, são fases compostas conforme a necessidade e o funcionamento de cada empresa. 

Por essas e outras, acompanhar essa movimentação é de extrema importância. Quando esses detalhes são analisados, os profissionais de marketing e gestão endentem mais a respeito da situação atual do lead e, de quebra, identificam as abordagens mais eficientes para cada campanha. 

Porém, não se esqueça que, ao longo desse processo, diferentes setores de uma empresa devem trabalhar lado a lado. Esse cuidado serve para fechar negociações mais rapidamente e manter os consumidores satisfeitos.

ciclo de vendas

Os principais benefícios

Diante disso, podemos afirmar que não faltam vantagens para os empreendedores que decidem analisar o desempenho do ciclo de vendas. Abaixo, contamos quais são as principais. Anote!

  • possibilidade de conhecer mais a respeito do cliente: as suas preferências e qual o posicionamento o atrai; 
  • os profissionais de sua equipe saberão qual será o melhor momento para agir;
  • você poderá alinhar, de forma sólida, as áreas de vendas e marketing, observando os pontos que podem ser aprimorados dentro da nutrição de leads;
  • será possível ter uma melhor previsibilidade de vendas, identificando os lucros e os gastos a longo prazo.

Conhecendo as etapas do processo

Não importa se as suas vendas são complexas ou simples, uma coisa é fato — dentro do ciclo de vendas, você terá que considerar várias etapas que são comuns para a maioria dos segmentos. Veja:

  • pesquisa: responsável por unir o máximo de dados a respeito do lead;
  • prospecção: em resumo, serve para que a equipe se comunique com os potenciais leads; 
  • conexão: consiste na realização de contatos com o lead em potencial. Esse processo pode ser feito por meio de ligações, envio de e-mail marketing ou com a distribuição de brindes
  • descoberta e necessidade: serve para avaliar e explorar as principais necessidades do público-alvo; 
  • solução: é nesse momento em que as propostas devem ser apresentadas. É preciso mostrar como o seu produto ou serviço pode solucionar os problemas dos clientes; 
  • fechamento: resumidamente, quando a venda é efetivada com sucesso. 

Como montar um ciclo de vendas completo

Enfim, ao identificar as etapas do ciclo de vendas, você terá informações suficientes para iniciar um processo de construção. Contudo, tenha em mente que essa fase deve contar com as metas e objetivos relacionados com a estratégia de sua empresa. 

Sobretudo, eles precisam estar bem alinhados com o processo de compra de seu consumidor ideal. Em paralelo, é essencial considerar alguns pontos importantes e que dizem respeito à sua persona, como:

  • em que momento o cliente decide realizar uma compra; 
  • quem são as pessoas responsáveis por influenciá-lo nessa etapa; 
  • como ele pesquisa até decidir por um produto ou serviço; 
  • para quem ele pede indicações; 
  • quais os lugares que ele mais frequenta; 
  • quando ele fica disponível para pesquisar ou comprar; 
  • quais os critérios ele prioriza em uma compra, entre outros. 

Assim que levantar essas questões, você terá mais facilidade para traçar as ações. Além disso, será possível saber como, onde e quando elas devem ser colocadas em prática.

Ao mesmo tempo, lembre-se: quanto mais dados forem absorvidos, melhor. Assim, será possível traçar uma estratégia natural, capaz de respeitar os desejos e os momentos do seu lead. 

Por fim, com essa etapa concluída, identifique em quais pontos estão concentrados os seus investimentos em marketing.

Está na etapa de geração de leads? Ou então, na educação? Entender essas questões ajudará a sua força de vendas a criar uma abordagem certeira e em tempo suficiente para alcançar os melhores resultados. 

ciclo de vendas

Dica extra: ferramentas 

No decorrer dessa construção, utilize algumas ferramentas exclusivas de marketing, com a finalidade de melhorar a sua competitividade e produtividade. De modo geral, são recursos que facilitam a obtenção de informações, enquanto outros, conseguem automatizar os processos. 

Por essa razão, indicamos o uso de um bom CRM para acompanhar o fazer a gestão do ciclo de vendas. Ele é excelente para quem deseja montar um histórico de todas as ações comerciais e analisar as ações dos seus prospects no decorrer das fases. Como resultado, você poderá desenvolver campanhas e ações cada vez melhores.

Agora que você já sabe tudo sobre a importância do ciclo de vendas e como colocá-lo em prática, não deixe de seguir as nossas recomendações para sair na frente e driblar a concorrência. 

Frequentemente, também otimize os seus processos e se livrar de toda e qualquer ação que esteja equivocada. Vai valer a pena! 

Então, gostou da leitura e quer continuar se aprofundando nesse universo? Siga as nossas páginas no Facebook e Instagram e não perca nenhuma novidade. Nos vemos lá!

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