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Um dos grandes desafios das empresas atualmente é o de encantar seu cliente e oferecer experiências memoráveis a elesCom tantas opções no mercado e consumidores cada vez mais ciente do seu poder de decisão de compra, eles não buscam mais apenas um produto de qualidade. Eles querem diferenciais e marcas que se conectam de verdade com suas expectativas. E é aí que o marketing experiencial vai agir.

O que é marketing experiencial?

O que é marketing experiencial

O marketing experiencial é uma estratégia de publicidade que se concentra na imersão dos clientes no produto, envolvendo-os de todas as formas possíveis.

Ele tem como objetivo ajudar os consumidores a experimentar a marca, por meio de interações memoráveis e positivas. As empresas que utilizam essa estratégia querem vender mais, ajudar os clientes a memorizar as conexões emocionais com sua marca e promover a lealdade do cliente.

Na prática, p marketing experiencial, também chamado de “marketing de engajamento”, é uma estratégia que convida um público a interagir com um negócio em uma situação do mundo real. Usando materiais de branding, práticos e tangíveis, a empresa pode mostrar a seus clientes não apenas o que a empresa oferece, mas o que ela representa de verdade.

Vantagens do marketing de experiência

Quando os profissionais de marketing se envolvem com sucesso no marketing experiencial, eles criam uma estratégia centrada nos interesses, necessidades e vontades do cliente.

Quando eles melhoram as experiências do cliente por meio do engajamento, os profissionais de marketing criam relacionamentos saudáveis e valiosos com os clientes para suas organizações. A experiência personalizada do cliente ainda ajuda criando clientes leais que confiam na empresa e gastam mais em seus produtos.

Além disso, os benefícios do marketing de experiência do cliente incluem:

  • Aumento da fidelidade à marca para maior rentabilidade a longo prazo;
  • Maior reconhecimento da marca e alcance;
  • Maior percepção do comportamento do cliente;
  • Maiores taxas de satisfação do cliente;
  • Maior confiança na marca.

Exemplos de marketing experiencial e dicas para fazer o seu!

Relembrando que uma característica importante do marketing experiencial é ser marcante, vamos relembrar alguns cases para te inspirar.

A Coca-Cola celebrou o início da Copa do Mundo da Fifa 2018 com uma experiência de realidade aumentada fora da estação de trem de Zurique, na Suíça.

Os participantes podem mostrar suas habilidades de futebol na tela com o jogador Xherdan Shaqiri e participar de uma competição para ganhar a bola oficial da Copa do Mundo da FIFA.

Uma experiência imersiva usando AR em grande escala foi uma ótima maneira de envolver os fãs de futebol e dar a eles uma memória ligada à marca Coca-Cola e ao maior evento esportivo do mundo.

Trazendo os exemplos para o Brasil, a marca de vodka Absolut, patrocinadora do festival Lollapalooza, desenvolveu uma ação marcante na edição de 2018 do evento. Por lá, a marca apresentou um novo sabor da vodka, criou uma cabine especial para que os fãs da marca o experimentassem e ainda distribuiu brindes relacionados aos drinks da marca.

Dessa forma, a diversão dos fãs era garantida enquanto provavam das bebidas e ainda levavam lembranças da ação.

Com esses exemplos já dá para tirar algumas ideias de como colocar o marketing experiencial em prática.

O primeiro passo é definir o objetivo da sua ação pensando sempre no seu consumidor e na proposta da sua marca. Assim, fica mais fácil atingir suas metas e transmitir a mensagem certa de acordo com o perfil do público que você deseja atingir.

Além disso, uma forma simples e extremamente eficaz é investir em material promocional de qualidade e que também converse com o público e a ação. Uma empresa de bebidas por exemplo, pode facilmente ser lembrada quando distribui seus copos personalizados em um evento.

Com o material certo, o consumidor consegue associar facilmente o presente à marca que o presenteou. Assim, o objetivo de ser lembrado e reconhecido por meio do marketing experiencial fica próximo de ser atingido.

Agora que você já sabe das vantagens de investir em marketing experiencial, que tal promover experiências marcantes com os melhores brindes para o seu consumidor? É só escolher o melhor material para sua marca e fazer um orçamento agora mesmo. Se já tem em mente o que precisa para o seu negócio, é só falar com com a Fantastic Brindes!

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